Mobilidade Urbana

Nossa equipe

Stênio Franco

Engenharia Elétrica, pela Unicamp, com Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicacoes também pela Unicamp. Principais Experiências Setoriais: Transportes, Telecomunicações, Tecnologia e Serviços. Principais Experiências Funcionais: Planejamento de Investimentos em Tecnologia, Análise e Benchmark de Plataformas e Servicos, Desenho de Modelos de investimento e Implementação, Análise de Sistemas Complexos e com Ubiqüidade, Desenvolvimento de Projetos.

Ricardo Karsten

Engenheiro com Pós-Graduação em Administração e Engenharia da Produção (todos na UFRGS). Certificação PMP (Project Management Professional). Professor de Cursos de Pós-Graduação. Atua há 20 anos como consultor em Planejamento e Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informações Gerenciais e Gerenciamento de Processos. Sócio-Diretor da Beringer Consulting.

João Vicente Gaido

Trabalhou mais de 10 anos em funções executivas em empresas multinacionais como Volkswagem, Banco Société Générale e AVIS Rent a Car. Mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro, em instituições financeiras e empresas. Mais de 18 anos de experiência no setor de transporte coletivo (urbano e rodoviário). Consultor em análise e especificação de sistemas e tecnologia da informação aplicada ao transporte - Bilhetagem Eletrônica Cobrança de Tarifas, ITS (Intelligent Transport System) e Gestão Operacional para transporte coletivo em diversas cidades do Brasil (Rio de Janeiro, Maringá, Jundiaí, Piracicaba, Belo Horizonte, Londrina, Bauru, Campo Grande, Cali – Colômbia, entre outras). Foi Diretor Superintendente (CEO) em empresa de TI – Transdata Inda. Também atuou como Consultor Sênior em sistemas de ITS (Intelligent Transport System) e gestão de negócios. Formação: Engenheiro Civil (Fumec – BHZ/MG); Administrador de Empresas (PUC – Campinas/SP); Mestrado Executivo em Transportes – MTB (UFRJ-Coppe/RJ); MBA – Excelência Gerencial com Ênfase em Gestão Empresarial e Pública (FAAP – SP/SP); Diversos cursos de especialização nas áreas administrativa e financeira.

José Mauro Marquez

Graduado em Engenharia Civil, com pós graduação (na Alemanhã), mestrado (IME - RJ) e doutorado (Inglaterra) na área de Transporte. Mais de 25 anos de experiência com projetos na área Tecnológica de Transporte, veículos elétricos e híbridos, mobilidade urbana e planejamento e modelagem de transportes.

Guy Edmond Van Keer

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica de Lausanne (Suíça). Pós-Graduado em Regulação Automática e asservimentos pela Escola Técnica Superior de Genebra. Iniciou sua carreira nas indústrias Paillard Hermès Bolex Precisa em Yverdon (Suiça) como Chefe dos Laboratórios. Atuou como Gerente de Sistemas e Operações TI na Iveco France em Paris. Prosseguiu sua carreira na Iveco (Grupo FIAT) Torino (Itália) como Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios Globais. Desde 2000, atua como consultor/representante da RATP francesa na Itália e depois no Brasil, contribuindo na difusão do Sistema Interoperável Calypso de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Publico e na promoção do “cartão chip microprocessador JAVA estruturado multi-uso”.

Contato

Fone   (51) 3320.1000 / 3320.1007
Email   mobilidadeurbana@fundatec.org.br
Endereço   Rua Professor Cristiano Fischer, 2012          Bairro Partenon, Porto Alegre/RS
         CEP 91410-000

Notícias

Fundatec representa o Rio Grande do Sul na conferência da Associação Internacional de Transporte Público

O consultor sênior em mobilidade Stenio Franco participou, no dia 6 de dezembro, da conferência da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) em Buenos Aires. Franco, representante da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) abordou o tema “Como os empreendimentos podem apoiar o transporte público e fazer parte do estilo de vida dos cidadãos”.

A Fundatec através dos serviços de Pesquisa & Desenvolvimento está apta para gerenciar projetos na área de mobilidade urbana firmando convênios com entidades e organismos financiadores nacionais e internacionais. As soluções da entidade têm como foco sistemas inteligentes de transportes que agregam conceitos e métodos através de atuação multidisciplinar e trazem know how internacional para aplicar em melhorias das infraestruturas brasileiras.

Gaúcha Fundatec realiza projetos nacionais e internacionais de mobilidade urbana

Com foco na Copa 2014, a entidade participou do 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, no Rio de Janeiro.

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), de Porto Alegre, está trabalhando em projetos na área de mobilidade urbana no Brasil e no exterior. Segundo o presidente executivo da Fundatec, Carlos Henrique Castro, a mobilidade urbana é considerada pela entidade como fator decisivo para o desenvolvimento do país.

Atualmente, a entidade conta com uma equipe multidisciplinar de mais de cem consultores e um staff de cerca de 70 profissionais para apoiar a execução dos projetos de mobilidade urbana. “A Fundatec vem atuando com projetos de consultoria nesta área visando capacitar equipes técnicas envolvidas com planos de mobilidade urbana, em especial, para a Copa do Mundo de 2014”, comenta Castro, destacando a participação da entidade no 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), neste mês de outubro, no Rio de Janeiro.